Celebre o Dia da Terra todos os dias

Hoje (22/04) é o dia da Terra, o que aumenta nossa consciência sobre a saúde a preservação de nosso planeta. Enquanto hoje pode ser o único dia que aponta para isso, as grandes mudanças virão quando o Dia da Terra for celebrado todos os dias, mudando velhos hábitos para hábitos mais ecológicos.

Aqui estão algumas pequenas e fáceis formas de conservar recursos e criar um mundo melhor. A melhor parte? A maioria delas resulta em benefícios financeiros pra você também. Todos ganham!

Lembre-se também de que esta é uma lista relativamente curta. Se você tem outras dicas e truques, adicione nos comentários!

Reduza

A campanha “Reduza, Reuse, Recicle” existe há décadas, então parece até um clichê falar dela. Mas não, não é, então vamos falar dela. Os três Rs não são apenas uma lista de coisas a fazer; são uma hierarquia. Se sua lixeira está transbordando de produtos “verdes”, ela ainda está transbordando.

Uma coisa que é muito fácil e tem o maior impacto: compre menos. Se você quer um novo filme ou sua banda favorita acabou de lançar um novo album, faça o download em vez de comprar o disco físico. Se tem um livro que você quer muito ler, pense em um e-book ou em alugá-lo na biblioteca local. Em vez de apenas revirar os olhos quando olhar para sua caixa de correio cheia de lixo, abra-as e ligue para a empresa para retirar seu nome da lista deles. Isso economiza papel e também evita que você gaste tempo separando o lixo de correio diariamente.

Reuse

Vasilhas vazias, bolinhos de papel higiênico e papel toalha, camisas velhas, garrafas… tudo isso pode  ter um novo propósito. Se você não conhece o Pinterest ainda, vá lá (tem um board cheio de ideias com os itens listados para você começar). Quase tudo pode ter uma segunda vida. Isso não só reduz a quantidade de lixo e reciclagem que você tem que fazer, mas também evita que você tenha que pagar pelo que você fizer. Se você não tem habilidades artesanais ou não encontrar um bom uso para certos itens, leve a uma escola primária ou creche em vez de jogar fora. Eu garanto que eles serão bem utilizados.

Recicle

Se você reduziu a quantidade de coisas que você realmente está pronto para jogar fora, recicle o que você puder. Se não tiver um lugar de reciclagem próximo, apenas lave o que puder e guarde até ter o suficiente para levar a um centro de reciclagem. Primeiro, descubra que tipo de serviços de reciclagem estão disponíveis em sua área ou cidade. Só porque um container de plástico tem o ícone de reciclagem não significa que seu local é capaz de processá-lo.

Reciclar pode soar como muito trabalho se tudo precisar ser separado, mas você pode separar sozinho e tudo vai ser mais fácil. Corte um buraco em uma caixa de plástico e faça dele um centro de seleção para reciclagem. Não toma muito espaço e faz a diferença.

Segunda-feira Sem Carne

Vou começar essa seção dizendo que eu não sou vegetariana, mas ter uma dieta livre de animais um dia na semana pode ter um enorme impacto ambiental. Metade de todos os grãos produzidos no mundo são usados para alimentar animais de produção, que geram o triplo de lixo de uma pessoa. Se todo mundo participasse da Segunda-feira Sem Carne, menos um bilhão de animais seriam comidos todo ano. Isso iria reduzir drasticamente a quantidade de água, combustível e lixo associados com alimentação, processamento e transporte dos animais. Comer carne é de fato uma das coisas mais danosas ao ambiente que vc pode fazer, então, se você não está pronto para abandonar seus bifes permanentemente, considere reduzir a quantidade que você come.

Ilumine Responsavelmente

Lâmpadas de LED são relativamente novas para a iluminação de casas e por isso são mais caras, mas oferecem uma enorme economia e pagam-se rapidamente. Uma lâmpada de LED requer 1/10 da eletricidade de uma lâmpada incandescente normal e pode durar aproximadamente 25 vezes mais, o que reduz os materiais usados para manufaturar e transportá-las. Uma lâmpada de LED atinge certa de 451 libras/ano de dióxido de carbono e outras emissões de energia, enquanto uma lâmpada regular produz em torno de 4500 libras/ano.

Ainda falando de iluminação, esteja ciente da poluição luminosa que você cria fora de sua casa. Luz artificial em excesso perturba os ciclos de sono de humanos e animais, impacta animais noturnos e acaba com a vista do céu. Enquanto muitas pessoas usam luzes externas por razões de segurança, instale um modelo que é ativado por movimento e direciona a luz para baixo, em vez de agir como um holofote.

Água

Nos EUA, cada casa usa aproximadamente 300 galões de água por dia. Há várias formas de reduzir esse número. Para começar, desligue a água quando não estiver usando. Fechar a torneira quando você escova os dentes pode reduzir o uso de água em até 84%, o que é 2340 galões por ano. Se cada pessoa fizesse isso, economizaríamos 740 bilhões de galões de água por ano, só alterando a forma com que escovamos os dentes.

Até 1/4 do uso de água vai para a descarga. Um vaso sanitário tradicional usa 13,2 litros por descarga, apesar de que os vasos feitos desde 1992 são de fluxo baixo, usando no máximo 1,6 galões. Você pode reduzir ainda mais esse número adquirindo um kit de conversão de descarga dupla, que pode usar ou 1,6 galões ou 1,1 galão, baseado no que é necessário. Chuveiros especializados podem temporariamente desligar o fluxo da água sem alterar a temperatura. Ao desligar a água para se ensaboar, você reduz o uso de água de 230 litros para 11 litros. Isso economiza 56 mil litros de água por ano para um indivíduo.

Fuja do plástico

A cada ano, aproximadamente 1 trilhão de sacolinhas de plástico são usadas no mundo, e é estimado que 10% delas vão parar no oceano. Se as pessoas mudassem para sacolas reutilizáveis (que você pode comprar ou fazer), reduziriam em aproximadamente 12 milhões de barris de óleo necessários para produzir essas sacolas.

Água em garrafa é uma indústria de 15 bilhões de dólares, resultando no uso de 50 bilhões de garrafas de plástico por ano apenas nos EUA; menos de 15% delas são recicladas. Água em garrafa pode ser vendida como uma alternativa pura à água da torneira, mas em torno de metade dela é derivada de fontes públicas e não tem o mesmo padrão de pureza que a água da torneira. Se você se preocupa com o gosto da água ou com a qualidade, filtre sua água e carregue uma garrafa reutilizável.

Compre Localmente

Um número crescente de pessoas está comprando produtos orgânicos (em parte) por causa de benefícios ambientais, devido à crença de que “orgânico” significa “livre de pesticidas”, o que não é nada verdade. Fazendeiros podem receber o certificado de orgânicos usando uma grande variedade de pesticidas, o que não vai estar muito claro no seu mercado. Além disso, mesmo se você compra orgânicos, não faz muito favor ao ambiente se eles precisam ser transportados do Chile ou do Peru.

Usar um mercado de fazendeiros locais é uma ótima forma de resolver ambos os problemas, já que você pode contatar a pessoa responsável por cultivar o que você come e reduzir a distância que sua comida viajou. Isso ainda tem um bônus de adquirir um produto que amadurece na vinha, tornando-o bem mais gostoso.

Envolva-se

Você não precisa ser um conservacionista ou se prender a uma árvore para fazer uma grande diferença. Há muitos projetos que você pode ajudar, incluindo observação de aves, rastreamento de insetos migratórios para estimar os níveis de poluição, rastrear a qualidade do ar e da água, entre outros.

Quando for passear com seu cão ou suas crianças, use uma luva e tire do chão os detritos que encontrar. Isso não só melhora o visual da sua vizinhança, mas também previne que o lixo seja carregado pelo vento e prejudique a vida selvagem.

Além disso, se você não vive em uma área em que possa plantar árvores, você pode ajudar uma organização como a Fundação do Dia da Árvore ou Árvores Para o Futuro, que plantam árvores em áreas protegidas para ajudar a reconstruir florestas. Você também pode plantar árvores em nome de alguém, o que é um presente muito melhor do que mandar flores e também pode ser feito para honrar a memória de alguém amado.

Traduzido e Adaptado de IFL Science

Uma opinião sobre “Celebre o Dia da Terra todos os dias”

  1. Alem de conscientizar, essa atividade para o Dia da Terra permite despertar uma relacao de respeito e harmonia com a natureza. Ao recolher o lixo de um espaco publico, a crianca tambem aprende que e preciso cuidar do meio ambiente como a nossa propria casa, e ao preserva-lo limpo, oferecemos as condicoes necessarias para o bem-estar de todos dos seres que nele habitam. Se nao tiver espaco, faca uma pequena horta de apartamento com temperinhos, como hortela e manjericao. Ate mesmo plantar um grao de feijao no algodao pode ser uma oportunidade para aprender sobre ecologia e o papel fundamental das plantas em nossas vidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *